Visitantes

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CONSTRUIR OU EDIFICAR TEMPLOS??


 
 
 
 
 
 
 
CONSTRUIR OU EDIFICAR TEMPLOS??

 

A igreja católica tem um papel muito importante na missão de evangelizar, missão essa que nos foi pedida pelo próprio Jesus antes de voltar a casa do Pai. Trabalho necessário e urgente pois muitos ainda estão distantes do belo sonho de vida que Deus quis para nós, filhos seus. Sendo assim, todos aqueles que se dizem membros dessa igreja, destaco aqui não apenas os leigos, mas os padres, diáconos, bispos, cardeais e todos envolvidos com as leis e dogmas desta instituição, devem procurar, verdadeiramente, viver a palavra de Cristo, seguindo seu exemplo de humildade e serviço, de amor e paz. Contudo, infelizmente, alguns desses representantes da igreja mostram uma atitude praticamente contrária ao que Jesus nos ensinou. É fácil encontrar padres, cuja maior preocupação seja se “destacar” no meio da comunidade, do bairro, da cidade... embora sendo “representantes de Deus”, suas atitudes são, muitas vezes, voltadas para marcar e “gravar” seus nomes como se fossem “estrelas”, mais importantes que o próprio Deus. Usam palavras bonitas, discursos tocantes e firmes relacionados aos ensinamentos de Cristo, porém, suas atitudes mostram-se diferentes do que falam.



O que mais me entristece é ver esses “representantes” usarem o nome de Deus para tirar e conseguir mais e mais bens materiais. O que me angustia e as vezes até revolta, é ver alguns deles, priorizando o Ter ao invés do Ser. É insensato, acredito eu, que alguém nessa posição pense muito e muito em construir templos em nome de Deus, maiores que a dos “irmãos separados” como eles dizem (separados por quem???) como uma disputa de interesse e aparências, deixando de lado a lição de Jesus Cristo, que passou nesse mundo procurando edificar os templos que eram os pobres, os seres humanos, o que há de mais valioso para Deus. Isso me faz pensar como pode uma igreja, ou seus representantes, que falam de amor, de serviço, de Justiça, pensar em construir templos de pedra, melhores e maiores, enquanto pessoas que vivem nessas comunidades moram em barracos de tábua ou lona, em casas de um vão, em locais sem saneamento, dormindo no chão, passando fome, sem emprego, sem trabalho, sem vida, sem fé???
 
 

Como falar de Deus, de vida, de igualdade, de justiça para quem se sente abandonado e vê essa mesma igreja gastando reais e reais em um templo de tijolos? Como essa igreja ainda tem a coragem de buscar(tirar) destas mesmas pessoas o pouco que elas têm, para gastar com templos? Com essas atitudes, a meu ver, a igreja se distancia cada vez mais do projeto de Deus e do coração das pessoas. Jesus mostrou que o seu Pai, nosso Deus, está mais preocupado com os templos onde faz morada, os templos vivos que somos cada um de nós, seus filhos. A atenção da igreja deve estar voltara para edificar os templos que Deus criou, aqueles que, devido a tanta desigualdade, ganância, violência e desamor, se encontram caídos ou cambaleando, se segurando para tentar não cair. Aqueles irmãos que se sentem sozinhos material e espiritualmente. Aquele sofredor que vive esquecido, a margem da vida, excluído por uma sociedade cada vez mais materialista.

Acredito e espero que a igreja perceba o quanto precisa melhorar em termos de humanidade. Que a formação dos padres e outros superiores seja voltada para o humano, para o amor, para a vida plena e não para o ter, o glamour, a fama.

Por isso, peço a Deus que abençoe e ilumine cada vez mais o papa Francisco, um fio de esperança que tocou meu coração. Que ele tenha forças para tocar também os corações mais fechados e cegos...
 
Um contribuição de Adriana Morais, da comunidade de S. Vicente de Paulo, Dois Unidos, Recife, PE, Brasil

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário