Visitantes

domingo, 16 de agosto de 2015

Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo?







Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Isso é maneira de Jesus responder à sua mãe, numa festa?
Por que Ele agiu assim?

Devemos lembrar que a MÃE aqui representa o povo de Israel (esposa do Pai), de onde vem Jesus.
O tratamento dado por Jesus à Mãe chamando-a de ‘mulher’ não é usado de maneira alguma por nenhum judeu mesmo naquela época (poderia ser usado em referência à mulher casada). O que Jesus quer dizer aqui é que Ele é totalmente independente dela (aliança-casamento-Israel-antiga aliança), e que sua ação é totalmente nova no mundo.
Jesus vai usar o tratamento ‘mulher’ com três pessoas no evangelho de João: com Maria, a mãe/Israel/comunidade antiga; a Samaritana , a esposa-adúltera/idolatria e finalmente a Maria Madalena, esposa/comunidade da nova aliança, que formará um novo casal tipo Adão e Eva , com Jesus no horto/jardim/Éden.
Não é chegada a hora de Jesus, pois sua hora será na sexta-feira santa quando passará definitivamente ao Pai e ressuscitará. A Mãe apela pois aquela comunidade antiga que restou (pequenas comunidades que esperavam as promessas de Deus e mantiveram a fé, comunidades abraâmicas) esperam que o Messias renove a aliança com seu amor e vitalidade (vinho).


Uma pequena frase e tem tanto significado.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário