Visitantes

sábado, 29 de agosto de 2015

Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas.


Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas.





E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

Expliquem-me esse trecho das Bodas de Caná
Por que seis ? Que são essas talhas? Por que Jesus dá essa ordem? Não poderia ele ter enchido de vinho logo, sem dar esse trabalho aos empregados? E por que os empregados encheram até à boca?



Ao mandar encher as talhas, Jesus sabe que jamais purificará com aquela água, Ele oferecerá a verdadeira purificação com vinho. Note que a água só se transforma em vinho fora das talhas, pois as talhas (da Lei) jamais terão do seu vinho (Amor).
E por que então Ele manda encher as talhas?
Para mostrar que, o que era fictício na Antiga Aliança, Ele, tornará em realidade. Quem purifica a humanidade não é a Lei antiga, mas o Amor da Nova Aliança. A água externa não purifica, mas o vinho que penetra e alegra o corpo.
A purificação de Jesus é tão eficaz que não precisa ser repetida (lembre-se da passagem com Pedro no lava-pés: quem já tomou banho já está limpo.)
As talhas são uma simbologia com as talhas de purificação do Templo de Jerusalém, nas quais os peregrinos tinham que se purificar antes dos rituais. O número seis simbolizam a metade do povo (doze tribos, doze apóstolos, 144.000 salvos, etc...).

O almude é uma unidade de medida de capacidade para líquidos, especialmente para vinho, que variava de região para região. Deriva do árabe al-mudd. Provavelmente cada Almude na época corresponderia a 19,7 litros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário