Visitantes

sábado, 10 de dezembro de 2016

Pe. João Pubben, ANUNCIANDO A BOA NOTÍCIA...





Resultado de imagem para Julius Schnorr von Carolsfeld (1794-1872).




ANUNCIANDO A BOA NOTÍCIA...

Conhecemos diversos presépios e numerosos cartões de natal que nos recordam o nascimento de Jesus. Apresento-lhes uma figura que Vocês talvez ainda não tenham visto. O desenho foi feito em 1860 pelo artista alemão Julius Schnorr von Carolsfeld (1794-1872).
O quadro surgiu a partir do texto do Evangelho escrito por Lucas: “Os pastores voltaram, cantando a glória e os louvores de Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, segundo o que lhes fora anunciado” (2,20). Vê-se, à esquerda ao alto, o anúncio do nascimento de Jesus pelos anjos. Logo embaixo, há a visita e a adoração do Menino Jesus pelos pastores. No centro, três pastores transmitem a Boa Nova a colegas e mulheres. Eles atravessam uma ponte, eles “fazem a ponte” entre o que aconteceu de um lado e os que vivem do outro.
O desenho nos convida a fazer a seguinte pergunta: “Nós, que ousamos nos chamar de cristãs e cristãos, nos reconhecemos naqueles que contam a Boa Notícia ou naqueles que a ouvem?”
Para que o Natal não se torne uma festa romântica, é bom responder esta pergunta, partindo da situação real e concreta em que nós vivemos hoje, no mês de dezembro de 2016.

Feliz Natal, Irmãs e Irmãos,

joão pubben 

Nenhum comentário:

Postar um comentário