Visitantes

sábado, 14 de janeiro de 2017

Trier, a primeira das primeiras




TRIER






A primeira cidade alemã. 

Augusta Treverorum 




Fundada por César Augusto, uns 50 anos antes de Jesus nascer em Belém.
Essa cidade guarda uma relação espiritual e histórica com Jesus.







Inicialmente um sítio militar romano.

 Após a reorganização das províncias romanas na Alemanha, em 16 aC, o imperador Augustus decidiu que a cidade deveria se tornar a capital da província de Belgica . Pouco antes de 100 dC, um anfiteatro foi construído, o sinal  de uma cidade importante. Na primeira metade do século II, outra grande estrutura, um circo romano , tinha atingido proporções verdadeiramente monumentais.






Foi com Constantino que ela atingiu seu apogeu. Construiu os maiores banhos termais fora de Roma, e a Basílica Constantina, bela e ereta, até hoje.
A partir de 318, Trier foi a sede administrativa  ( Praefectus Praetorio Galliarium ), sendo uma dos dois maiores centros de autoridade do Império Romano do Ocidente , que governava as províncias romanas ocidentais desde Marrocos até a Grã-Bretanha. O filho de Constantino , Constâncio II residiu aqui de 328 a 340. Trier romano foi o berço de Santo Ambrósio em 340, que mais tarde se tornou o Bispo de Milão e foi eventualmente nomeado um Doutor da Igreja Católica Romana muito depois da sua morte em 397 ..
A partir de 367, sob Valentiniano I , Trier tornou-se uma residência imperial (que durou até a morte de Teodósio I em 395) e permaneceu a maior cidade ao norte dos Alpes . Foi por alguns anos (383 - 388) a capital de Magnus Maximus , que governou a maior parte do Império ocidental. (cf. Wikipedia)








A mãe de Constantino, Santa Helena morou aqui e trouxe uma relíquia preciosa das suas viagens a Jerusalém:




Catedral Constantina











Uma relíquia deveras preciosa: o manto de Jesus.





Conhecido e venerado até hoje como "Veste Curadora"









Cripta onde estão os restos de Santa Helena





Capela onde está a Veste de Jesus







 Preparativos para  Natal














Minha surpresa: a casa onde nasceu e viveu nosso velho conhecido Karl Marx 



Nenhum comentário:

Postar um comentário