Visitantes

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma, cinzas e perdão


                             Quaresma, cinzas e perdão


Esse periodo, ao qual o carnaval antecede e sinaliza, chamado de quaresma nos remete aos quarenta anos que o Povo de Deus foi libertado do jugo dos egípcios e peregrinou durante quarenta anos através do deserto até à Terra Prometida, onde pode pela primeira ceiar sua Páscoa em liberdade.

Jesus vai retomar essa simbologia pascal, nos remetendo aos quarenta dias que passou no deserto, jejuando, preparando-se para sua missão, vencendo as tentações que sua condição humana lhe submeteram, para depois realizar a Páscoa definitiva (para nós cristãos).

O número 40 é simbólico, representa um tempo de travessia, de conversão (metanoia), de arrependimento (cinzas), de purificação, de caminhada. É também o tempo da espera com esperança da manifestação definitiva e suprema do amor de Deus para conosco. Deus sempre está pronto para celebrar a reconcialiação conosco, pois Ele é o Amor em estado puro e inviolável.

A única ocasião em que Ele não se reconciliará conosco é se nós mesmo não quisermos, pois um dos atributos do Amor é respeitar com delicadeza a opção (manifestação da liberdade) do Outro.

Assuero Gomes
assuerogomes@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário