Visitantes

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

...sobre a verdadeira oração, agradável a Deus.



 
Reflexão para jovens, sobre a verdadeira oração, agradável a Deus.


A Verdadeira oração


30 Jesus respondeu: "Um homem ia descendo de Jerusalém
para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram
tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase
morto.  31 Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele
caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado.
32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e
passou adiante, pelo outro lado.  33 Mas um samaritano, que
estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão.
34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e
vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio
animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele.  35 No dia
seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da
pensão, recomendando: 'Tome conta dele. Quando eu voltar, vou
pagar o que ele tiver gasto a mais'." E Jesus perguntou:  36 "Na sua
opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos
dos assaltantes?"  37 O especialista em leis respondeu: "Aquele
que praticou misericórdia para com ele." Então Jesus lhe disse:
"Vá, e faça a mesma coisa."

                                                                                                                     Lc 10, 30-37
    











A oração em Jesus é sempre seguida de uma ação concreta para uma mudança radical na vida do outro e da sociedade. Jamais Jesus orou para que a situação continuasse a mesma. Jamais orou de maneira que chamasse a atenção para si ou, de maneira com que os outros o admirassem pela sua capacidade de orar.
Foi sempre discreto e costumava retirar-se para um lugar tranqüilo. Preferia a oração solitária. Ensinou a seus seguidores, que se dois deles estivessem de acordo sobre um pedido, este pedido seria atendido, e se três deles estivessem falando sobre Jesus, o próprio Jesus estaria entre eles. É a síntese da oração comunitária.
Jesus nos ensina a pedir para a comunidade, em comunidade. Ensina também a sermos perseverantes na oração, e quando aparentemente não conseguimos ter nosso pedido atendido, devemos buscar na nossa consciência se o que estamos pedindo é o melhor para nós ou para nossa comunidade.
Os amigos seguidores de Jesus pediram para que ele os ensinasse a orar. Então Jesus falou assim: Pai nosso que estás nos céus (Deus é Pai e é infinitamente maior que tudo e todos, no entanto ele se preocupa até com os lírios que nascem no campo ou mesmo com o que os pardais vão comer), e continua: santificado seja o vosso nome (santificar o nome de alguém é fazer com que sua presença seja amada e respeitada por todos e todas. O nome representa a própria pessoa. O nome do Pai é santificado quando os filhos e as filhas estão felizes, com saúde, saciados, se desenvolvendo em plenitude); venha a nós o vosso Reino ( o reino do Pai é aquele onde nãodiscriminação de ninguém, todos são tratados igualmente, as diferenças são respeitadas, todos têm tudo e têm em abundância), seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu ( a vontade de Deus é clara, há mais de 5000 anos Ele vem manifestando sua vontade através do Povo de Deus, dos profetas e finalmente através do próprio filho Jesus e de seus amigos seguidores. Jesus pede que a vontade do pai seja feita aqui na terra assim como ela é feita no céu); o pão nosso de cada dia nos dai hoje          ( neste pedido Jesus nos ensina a repartir o pão e não acumular os bens. (O pão de cada dia deve ser repartido para que não haja famintos nem necessitados entre nós); perdoai nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido (é a reciprocidade. Você pode dar aquilo que tem. Você pode receber daquilo que dá. O perdão deve ser celebrado quando os dois se perdoarem mutuamente e quiserem ser perdoados. Assim o pai perdoa). Não nos deixeis cair em tentação (a tentação de ceder aos projetos do mundo, que são o contrário do projeto do pai. No mundo nós somos tentados a consumir, a acumular, a se auto glorificar, a disputar, a competir, a se isolar) mas livrai-nos do mal ( o maligno é todo aquele que quer implantar o reino do mundo em detrimento ao Reino do pai. Porém nãoninguém mais poderoso que o próprio Jesus. Sua ação no mundo levará com certeza a implantação definitiva do reino, que começou há 2000 anos e depende de nós para sua conclusão).
Por tudo isso e muito mais, Jesus é o modelo de perfeito de oração. Ele não se apresenta como um monge asceta que se retira do convívio social para se isolar e viver em contemplação, também não impões regras difíceis de oração nem fórmulas complicadas, nem teorias secretas, nem impõe ritos nem templos especiais. Jesus é um homem simples que come e bebe com pecadores, entra na casa de qualquer um, não faz distinção de pessoas, e valoriza o sentimento que está no seu coração e a ação concreta que você faz pelo mais necessitado. Esta é a verdadeira oração. É a oração de Jesus.
    













Jesus respondeu: "Um homem ia descendo de Jerusalém
para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram
tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase
morto.
A violência é uma realidade ontem e hoje. Ela é o fruto da desigualdade social. Ninguém está seguro. haverá paz quando todos tiverem alimentação, saúde e educação. No futuro não haverá mais violência se nós conseguirmos implantar definitivamente a justiça.
 31 Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele
caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado.
O sacerdote vem de Jerusalém. Jerusalém é a cidade do templo. Do magnífico templo. O sacerdote faz suas orações diárias . Certamente ele acabara de falar com Deus.
32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e
passou adiante, pelo outro lado. 
O levita é um doutor da lei. Ele estuda a palavra de Deus diariamente. Ele é um teólogo. Ele também faz parte da religião oficial. Ele também vem de Jerusalém, a cidade do templo.
33 Mas um samaritano, que
estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão.
O samaritano é tido como um sujeito inferior, pois ele não pertence à religião oficial. Ele não tem um templo. Ele é um excluído da vida social de Jerusalém. Ele não faz as orações obrigatórias nem faz os rituais sagrados que os sacerdotes mandam nem participa das festas religiosas.
No entanto o samaritano teve compaixão, isto é, sentiu como seu, o sofrimento do outro.
34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e
vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio
animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele.
O samaritano cuidou do homem caído. Não ficou apenas sentindo , nem sequer fez uma oração por ele. O samaritano agiu. Fez um gesto concreto em favor da vida. Dispôs de seus bens para atender um estranho que estava à beira do caminho.
 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da
pensão, recomendando: 'Tome conta dele. Quando eu voltar, vou
pagar o que ele tiver gasto a mais'."
O samaritano partilhou o seu dinheiro, o seu tempo e a sua atenção para salvar a vida. Comprometeu-se com o próximo. Criou laços de amizade. Responsabilizou-se por aquele desconhecido que nada podia oferecer em troca.
E Jesus perguntou:  36 "Na sua
opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos
dos assaltantes?" 
Jesus nos pergunta: e você?
37 O especialista em leis respondeu: "Aquele que praticou misericórdia para com ele."
 Jesus nos envia!
Então Jesus lhe disse:
"Vá, e faça a mesma coisa."


Nenhum comentário:

Postar um comentário