Visitantes

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Carta a um jovem futuro médico




Carta a um jovem futuro médico

Caro amigo D, você realizou seu sonho de ingressar na academia de medicina. Resultado da perseverança, inteligência e dedicação. Você está onde milhares e milhares de jovens gostariam de estar. É motivo de júbilo, orgulho e alegria para você, toda sua família e amigos. Você está iniciando a caminhada que seu avô seguiu, ele era um bom médico. Lembre-se que a maioria de seus parentes, a grande maioria, tentou, mas não conseguiu, isso vai lhe pesar um pouco.
Gostaria que refletisse sobre algumas coisas desta profissão, bela e ingrata, mãe e madrasta, esposa e amante infiel.
Logo sentirá o peso que ela carregará nos seus ombros. Logo verá que ser médico é algo muito além de prescrever alguns medicamentos ou orientar sobre algumas dietas. Será cobrado por soluções de doenças sociais crônicas, verá homens e mulheres e crianças estendidos no chão pedindo algum consolo, perderá a idéia romântica de hospitais-cenários de filmes americanos. Verá o tempo lhe consumir as horas, os feriados e os domingos. Será retirado muitas vezes do convívio familiar, de seus filhos, esposa e netos.
Daqui a bem pouco tempo uma avalanche de queixas de vizinhos, parentes e aderentes lhe perturbará o sossego.
Lembre-se, porém, que apesar de tudo, se você perseverar valerá a pena.
Esqueça os salários altos, estes não existem. Esqueça os empregos fáceis, também não existem. Esqueça as clínicas e hospitais de luxo, esses são raros. Esqueça os clientes particulares, esses já não mais existem. Será explorado por planos de saúde, pelo governo, pelos parentes, pelos próprios colegas quando forem patrões, pelos donos de hospitais e clínicas.
Jamais seja conivente com a tortura, com a exploração, com o lucro fácil. Jamais venda sua arte em troca de propinas ou facilidades.
A profissão que você escolheu faz parte da Vida, e como tal, por ela e somente por ela deve ser exercida.
Lembre-se que de suas decisões brotarão vida ou morte, não só biológica, mas social, psicológica, comunitária. Será um líder, quer queira quer não. Lembre-se da poesia, pois sem poesia não há medicina. Lembre-se de Deus, pois Ele certamente, mesmo você se esquecendo dele, estará sempre perto.
Participe das lutas pela melhoria da sua classe. Fique sempre do lado dos mais pobres e dos mais sofridos. Jamais esqueça dos seus colegas, mesmo quando eles se esquecerem de você.
Valerá a pena?
Creio que sim. Ao final da carreira, quando os anos já houverem passado, os clientes estiverem perdidos em alguma dobra do tempo da lembrança, as horas de glória e agonia já não contarem mais e sua caneta trêmula prescrever apenas recordações, sua recompensa será dormir tranqüilo, ver seus filhos entrarem em qualquer recinto de cabeça erguida, e você ter a sensação de vivido, ter deixado esse mundo um pouco melhor.
Parabéns. Bem-vindo ao seleto clube dos discípulos de Hipócrates.

Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário