Visitantes

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Papai Noel escravagista



Resultado de imagem para saint klaus papai noel holandes


Papai Noel escravagista

Já tive durante minha longa vida várias reações à personagem de Papai Noel.
Até os seis anos de idade, ele nunca me faltou e sempre atendeu meus pedidos. Aos sete descobri que ele não existia, mas foi uma descoberta sem traumas nem maiores decepções, pois meu pai continuou a atender minhas expectativas nos natais que se seguiram.
Quando adolescente na década de 70, seguindo o modelo da época, o considerei uma invenção americana, um símbolo de dominação econômica, um modelo para incrementar as vendas do comércio, um acinte às crianças pobres que jamais receberiam seus desejados presentes, e assim por diante quando na década de 80 já havia mais rejeição ainda pois era um esteriótipo americano inventado pela Coca Cola para vender e pior, uma personagem criada para esquecermos de Jesus o verdadeiro aniversariante.
Apaziguada minha relação com ele nos finais de 80 e início dos 90, quando meus filhos ficavam tão felizes com as surpresas de Natal, embora nunca incentivados a acreditarem, até o Natal passado, logo agora em 2016, já indiferente ao velhinho pançudo, estando na Alemanha, deparei-me no noticiário sobre o Natal, com o Papai Noel da Holanda:

Sinterklaas.



Qual não foi minha surpresa ao ver que o Papai Noel de lá, vem sempre num navio, vindo da Espanha, com ajudantes negros, e a criançada holandesa o espera com os rostos pintados de negro (black face) !!!!


Resultado de imagem para saint klaus papai noel holandes

Vou reproduzir uma resenha sobre ele:

São Nicolau é o santo padroeiro dos mercadores, marinheiros e crianças. Sendo os holandeses historicamente grande mercadores e marinheiros, e crianças aqui tendo papel destacado na vida social e familiar, faz bastante sentido a popularidade do Santo na Holanda. Ele é o santo padroeiro de Amsterdam, e é a origem do Papai Noel.

Sinterklaas é o Papai Noel (Santa Claus)?

Dizem que o gorducho de pijama vermelho inventado pelos americanos tem origem na veneração dos holandeses pelo Sint-Niklaas. O nome Santa Claus é suspeitamente parecido com Sinterklaas, e não vamos esquecer que foram os holandeses que fundaram Nova York (na época chamada de Nova Amsterdam) mas, segundo a Wikipedia, [carece de fontes] esta afirmação, e muitos dizem que a coisa toda foi inventada depois, pra encaixar, já que ninguém conhece a origem ao certo.
De qualquer forma, enquanto o caricaturista americano Thomas Nast inventou a figura rotunda do Santa Claus exportada pelo mundo todo (não foi a Coca-Cola que inventou o Papai Noel - lamento decepcionar os teoristas conspiracionais), aqui na Holanda o santo manteve sua aparência enxuta e super em forma, na versão Sinterklaas do São Nicolau (Sint Niklaas).

A tradição do Sinterklaas

Aqui na Holanda o Sinterklaas é magro, usa roupas vermelhas e o chapéu de bispo, segura um cajado. No século XIX outros elementos foram adicionados ao imaginário do santo pelo professor e escritor holandês Jan Schenkman, que fez o bom velhinho chegar da Espanha (!) de navio a vapor (!!), montado em um cavalo branco (!!!), e, dizem alguns, até seu ajudante, o Zwarte Piet.
E assim é. Todo ano o Sinterklaas chega da Espanha montado em se cavalinho, com seu ajudante e  um saco de presentes, os quais sai pela Holanda distribuindo com a ajuda de seu muito travesso ajudante, Zwarte Piet. Em algumas tradições, Sinterklaas é bonzinho e magnânimo, em outros menos - crianças malvadas não apenas ficam sem presentes, mas são postas no saco e levadas de volta pra Espanha (!!!!), aparentemente um destino terrível. Resisto à um grande número de piadinhas horríveis com muito custo, em respeito ao Bom Santo.

Resultado de imagem para saint klaus papai noel holandes         Resultado de imagem para papai noel holandes ajudantes negros  Resultado de imagem para papai noel holandes ajudantes negros   Resultado de imagem para papai noel holandes ajudantes negros
Resultado de imagem para papai noel holandes ajudantes negros
Há quem diga que essa tradição vem da exploração da Guiana e América Central na questão da cana de açúcar e o financiamento e tributos aos reis de Espanha.
 Eu sei que há muita controvérsia e protestos em Amsterdam.
Eita Papai Noel complicado!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário