Visitantes

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Porta Nigra de Trier
















Porta Nigra de Trier























A Porta Nigra foi construída em pedra e areia cinza entre os anos de 186 e 200 d.C. O portão original consistia de quatro torres com duas fileiras de muralhas projetando para um semi círculo. Esse portal foi usado por muitos séculos até o final da era romana em Trier, como entrada principal desta bela cidade, a mais antiga da Alemanha.


No tempos romanos, a Porta Nigra fazia parte de um sistema de quatro portões que cercavam a cidade,  murada por sinal estritamente retangular. Ela fazia parte da ala norte. A Porta Alba foi construída a Leste, a Porta Média ao sul e a Porta Inclyta a oeste, perto da ponte romana de Moselle.
As portas ficavam ao final das duas principais avenidas dessa cidade romana, Trier. Uma no sentido Leste-Oeste e outra Norte e Sul. Infelizmente dessas belíssimas construções apenas a Porta Nigra continua até hoje.

Na "média" Idade Média os portões já não eram usados para sua função original e muitas de suas pedras foram retiradas para outras construções inclusive suas estruturas de ferro. Hoje ainda pude presenciar traços dessa destruição no lado norte da Porta Nigra. 




Porta Nigra in 1670

Após 1020 o monge grego Simeão viveu como eremita nas ruínas da Porta Nigra, e após sua morte em 1035 foi canonizado e um monastério de S. Simeão foi construído em sua memória bem pertinho do monumento. Para livra da destruição a Porta Nigra foi transformada em Igreja.







Em 1802 Napoleão Bonaparte "dissolveu" a Igreja da Porta Nigra e o monastério, bem como várias outras igrejas e monastérios de Trier. Depois ele mandou que restaurassem à sua forma original romana.
Em 1986 a Porta Nigra vou elevada a Patrimônio da Humanidade, além de outros monumentos desta cidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário