Visitantes

domingo, 27 de maio de 2012

A Igreja e a barca





A Igreja e a barca



Ereta na margem do rio, a igreja, antiga, de madeira construída, guardava toda a história e a tradição do lugar, que empobrecido pela monocultura, criou uma verdadeira zona de miséria. Os pobres proliferavam ao redor da igreja, vivendo da pesca minguada do rio, que a indústria poluiu, sem criar empregos, pois automatizada, dispensou a mão-de-obra já barata, que de explorada passou a excluída.

Aconteceu que, por causa destes desequilíbrios nada naturais, o rio além de corroer as margens, subia cada vez mais. Invadiu os casebres e acabou com a pesca já mirrada. A população não tinha como se salvar. Decidiram então construir uma barca na qual coubesse a todos. A única madeira viável era a da igreja. O velho pároco bradando ameaças do inferno foi contra. Era a casa de Deus, propriedade da Igreja, depositária da tradição. Quem ousasse tocar numa só talisca daquela madeira sagrada seria excomungado por dilapidação.

A água subia. Parecia até que um segundo dilúvio de Noé estava para acontecer. As pessoas se reuniram e tomadas de coragem, que as situações extremas encarregam de providenciar, amarraram o padre à pouca distância e começaram a arrancar as tábuas da salvação. O pároco chorava sentindo-se culpado por não defender com a vida sua igreja. O povo, a bem da verdade, há muito tempo já não freqüentava mais assiduamente as celebrações, pois a fome e as doenças apertando, com o desemprego, não tinham como pensar no etéreo. A barriga vazia e o choro de crianças com fome, são péssimas companhias para a meditação e o louvor.

Madeira por madeira, pregos enferrujados de centenas de anos, muitos cupins sorrateiros. A estrutura eclesial foi sendo desmontada pelo povo, que naquela hora precisava mais de uma barca que de um edifício. O cura exortava os ribeirinhos a pararem com aquele sacrilégio. A água subia. O povo começava a se organizar em comunidade na iminência da catástrofe. Precisavam chegar à outra margem. As águas estavam mais profundas e revoltas. A água começava a banhar os pés do pobre padre, que a estas alturas já rezava o breviário decorada e piedosamente.

Em questão de horas, a igreja estava praticamente toda desmontada e um esboço de embarcação estava surgindo, como num milagre. Os pobres estavam transformando a igreja em barca. “Um dia, muito antigamente, a Igreja já foi uma barca”, lembrou um ancião “e os padres já foram pescadores”. O ancião era a memória do povo. Na construção da barca todos trabalharam com afinco. A água subia galopante. Talvez não desse tempo. O padre iniciou o terço. Estava aflito. A barca se completava com o esforço sobre-humano de cada um.

As paredes, o forro, os bancos, o altar, o confessionário, o genuflexório, tudo, tudo, foi transformado na barca. A barca da salvação dos pobres. A barca que deveria chegar à outra margem, transportando-os, em segurança, por sobre águas turbulentas e profundas. Com água nos joelhos, estava quase pronta. As crianças forma colocadas a bordo, em primeiro. Desamarraram o pároco, que vendo e sentido a água subindo por sobre sua batina, deu graças a Deus pela barca e correu como pode para nela adentrar.

Estando pronta ao mesmo tempo em que as águas revoltas do rio varriam os alicerces da antiga igreja e dos casebres, todos se acomodaram e puderam iniciar mais esta travessia nas suas vidas, e nunca, nunca mesmo, aquela igreja, agora transformada, salvou tanta gente.



Assuero Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário