Visitantes

sábado, 12 de maio de 2012

Maria, luz da Manhã!








Maria, luz da manhã!



Empreste-me a poesia da cosmo visão dos antigos, que via em cada astro o olhar de uma divindade cintilante, a nos observar sob uma abóbada de cristal nos céus da Mesopotâmia. Dê-me o cantar das loas divinas do salmista, na harpa de Davi, ou a beatitude da sensação da brisa passando suave por sobre o manto de Elias.

O astro sol com seu fulgor aquecendo e iluminando a humanidade, mergulhando no vale da noite e renascendo a cada dia na sua luz, empresta sua claridade à lua. Permita-me o sol, e sua intensidade, deter-me a contemplar a mais bela criatura da noite que não permite que a escuridão derrame seu assombro pelas cidades dos homens nem pelos vales da terra, nem pelas criaturas dos campos.

O sol nos eleva a Deus: quem poderá contemplar face a face o Senhor e continuar vivo? Perguntam os escritos sagrados...quem poderá contemplar face a face o sol na sua maior intensidade e continuar enxergando? No entanto, a lua nos enleva na sua beleza meiga, tão feminina, tão feminina, que se mostra a face terna de Deus, quando mesmo ela não tendo luz própria, reflete, humilde, a luz que absorveu do sol e a partilha com todos os filhos e as filhas de Eva, para que não pereçam na escuridão da noite.

Prenúncio da aurora que virá, revela a presença do sol, mesmo na madrugada, sendo alento para os caminheiros, farol para as embarcações perdidas e rumo aos errantes, inspiração para os poetas, paixão para os enamorados, consolo para os desesperados. Presença bela no mar como no céu dos sertões.

Que seria da noite sem a lua e da humanidade sem Maria? Como pronunciar o nome de Deus sem um grande temor, se não a houvesse, pois foi ela quem o acolheu pequeno, o amparou nas primeiras quedas, o perdoou nas primeiras travessuras, quem enxugou suas primeiras lágrimas e ouviu suas primeiras palavras balbuciadas em aramaico. Quem foi seu consolo e sua luz nas noites de medo pelas quais toda criança passa? Quem saciou sua sede e sua fome e quem lhe ensinou as primeiras palavras da oração “escuta oh Israel, o Senhor é teu Deus....”?

Quem estará nos nossos lábios na noite mais escura de nossas vidas, no nosso momento derradeiro? Quem rogará por nós, senão aquela cujo simples suspiro conta mais que a oração de toda constelação celeste?

Teu nome é Maria, luz da manhã!



Assuero Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário