Visitantes

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A face feminina de Deus na celebração

Texto IV

A face feminina de Deus na celebração

 Texto IV                                                                                               





.Na celebração eucarística (missa) podemos sentir três momentos distintos mas inseparáveis nos quais se manifestam mais fortemente cada uma das pessoas da Trindade. É evidente que Deus é indivisível, mas apenas por uma questão pedagógica ousamos ‘sentir’ essas peculiaridades do Pai, do Filho e do Espírito Santo (motivo da nossa reflexão).
A primeira parte da missa: a acolhida, a oração penitencial, mesmo o Glória e a oração da síntese (chamada da Coleta), a primeira, a segunda leitura e o Evangelho, o Pai Nosso, na comunhão, notamos nitidamente um tipo de celebração mais centrada na figura de Cristo, organizada, participada mas sem muito espaço para improvisação, mais tradicional, segue um ritual pré-determinado.
Outra parte da celebração na qual sentimos nitidamente a predominância da figura de Deus Pai é na oração eucarística, especialmente na consagração e na elevação. Outra parte muito sensível é a bênção final. São partes da celebração solenes e majestáticas.
E o Espírito Santo? Notem na oração dos fiéis, no abraço da paz, nos cantos e orações espontâneas.
Imaginem a alegria do povo no carnaval, é manifestada de duas maneiras básicas: na rua em indivíduos ou blocos livres nas ladeiras, ruas, becos e praças, e outra num desfile nas avenidas com tempo, cadência, ordem e tudo antecipadamente organizado.



Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário