Visitantes

sábado, 21 de fevereiro de 2015

A mais misteriosa pessoa da Trindade

Texto V

A mais misteriosa  pessoa da Trindade

. Na imaginação humana e especialmente na dos artistas a pessoa do Pai é representada pela figura de um ancião severo de longas barbas brancas; esta imagem está no inconsciente coletivo de praticamente toda a humanidade. O Pai que transmite poder, responsabilidade, temor, majestade, respeito, proteção e assim por diante. O típico pai freudiano, judaico-cristão.

O Filho, esse é a pessoa mais representada da humana, tanto em pinturas magníficas, em esculturas, em teatro, em cinema, em dança, em música, em manifestações populares ou eruditas em todas as partes da Terra. É o irmão mais velho. Ora representado em sua majestade, ora como mendigo, caminhante, iluminado, transfigurado, sofrendo, agonizante, morto, criança, recém-nascido, até como ancião (vide Apocalipse de João), misterioso, humano, divino, poderoso, fraco, piegas, másculo, efeminado, forte, flutuante, descalço, sangrando, ressuscitado.

E quanto ao Espírito Santo ? Apenas uma pomba branca. A única representação que temos dele. Eu pergunto: como se pinta o vento, senão apenas seus efeitos?
Foi sempre uma preocupação dos antigos profetas e sacerdotes a proibição de jamais fazermos uma representação de Deus, nem mesmo pronunciar o seu nome.    





A pomba remonta de uma antiquíssima tradição mitológica dos povos da mesopotâmia, na qual o universo foi gerado através da postura de um enorme ovo sobre o mar primordial (caos), por um pássaro gigante estendendo sua asas sobre esse mesmo mar.

O vento você não vê, mas sente.

Assuero Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário