Visitantes

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Espírito e a Sabedoria

Texto VIII




O Espírito e a Sabedoria

Interessante notar é que o Espírito derrama seus dons sobre quem quer, independente da condição da pessoa que vai receber. Diferente da graça, que pressupõe a natureza, os dons do Espírito são totalmente livres e quem os recebe não é seu dono jamais nem tampouco pode se vangloriar de tê-lo recebido. Não é permanente também. Da mesma maneira que foi soprado pode ser retirado.
A Sabedoria é algo tão forte e concreto que os gregos a tinham como o maior bem a que alguém poderia alcançar (Sofia), o ápice da condição humana. Os judeus, especialmente os das escolas rabínicas de Alexandria, a descrevem como uma criança brincando aos pés de Deus, muito antes da Criação. Os autores cristãos não tardaram a reconhecer nessa alegoria a figura de Jesus. Jesus seria a encarnação da Palavra e a própria Sabedoria.
Na prática notamos que o Espírito tem uma predileção toda especial, mas não exclusiva (vide Lucas e o próprio Paulo), pelos pobres e suas comunidades. Notamos também, que como dom não se pressupões a natureza da pessoa que vai recebê-lo, então esse dom especial pode ser derramado copiosamente entre pessoas cultas, mas também em pessoas que não sabem ler nem escrever. Geralmente a sabedoria está associada com o avanço dos anos, e ela gera uma espécie de liderança (de serviço) naqueles que a possuem. São também muitas vezes chamados a decidir questões entre as pessoas da comunidade, gera humildade, mansidão, gentileza, uma predileção ao silêncio e à reflexão, ao amor pela história de seu povo e suas boas tradições.
A Sabedoria cuida da vida de todos e é o princípio do Ethos (ética).


Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário