Fui a Índia
Jama Masjid
A maior mesquita da Índia, a segunda do mundo, idealizada e construída pelo imperador Mongol Shah Jahan, construtor do Taj Mahal, ficando pronta no ano de 1656 . É um símbolo da dominação e auge da civilização mugal (mongol), construída em frente ao forte vermelho, uma imensa e imponente fortificação em pedra rosa.
A mesquita e o forte ficam na "Velha Deli" .
As mulheres para entrarem devem estar vestidas adequadamente, senão devem usar uma roupa por cima oferecidas na entrada da mesquita.
Belíssima construção em pedra rósea e mármore branco. Esta pedra é da região e tem esse tom ráseo muito forte.
Pátio interno que abriga facilmente 25.000 fieis para a oração.
Dizem que nela está guardada uma preciosa edição do Corão escrita em pele de alce.
O que me chama a atenção e admiração nas construções inspiradas do Islam é a perfeita simetria.
Pátio interno imenso
Detalhe de uma das cúpulas
Vestes das mulheres para entrarem, todos sem sapatos
Um dos minaretes
Porta principal, sempre simbolizando a entrada do paraíso
Piso na entrada principal em mármore branco e linhas negras demarcando os locais onde cada fiel deve colocar seu tapete para as orações sagradas.
Traje
Detalhes da Velha Déli, onde a mesquita está incrustada, normalmente quem ali vive é de maioria muçulmana, que difere radicalmente da religião hindu.
Andamos em pequenas 'riquixás' puxadas por bicicletas em estreitíssimas ruas e vielas para se ter um panorama da vida do dia a dia das pessoas naquela localidade. Realmente é uma 'surpresa' se assim posso chamar as condições precárias das edificações muito antigas e pequenas e a multidão que ali habita. Chama a atenção o trânsito e o sistema de fiação elétrico.
Apesar do caos não vi violência no trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário