Visitantes

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Taj Mahal





Taj Mahal







Como eu havia escrito, esta é a planta do Taj Mahal, a qual é modelo para todas as construções religiosas muçulmanas e representa como que a 'planta' do paraíso.
Consta de quatro jardins rigorosamente simétricos plantados nos quatro pontos cardeais com irrigação de um pequeno canal ao centro da divisão dentre eles.  Geralmente com três entradas sendo a mais imponente a central.
O prédio principal consta do pórtico majestoso que representa a porta de entrada do paraíso.




A palavra "Taj" provém do persa, linguagem da corte mugol, e significa "Coroa", enquanto que "Mahal" é uma variante curta de Mumtaz Mahal, o nome formal na corte de Arjumand Banu Begum, cujo significado é "Primeira dama do palácio". TajMahal, então, refere-se à "coroa de Mahal", a amada esposa de Shah Jahan, imperador.

Bem, vamos ao esplendor da mais bonita obra construída por humanos, como sinal de amor entre um homem e uma mulher, o Taj Mahal:





Uma das 'entradas' para a entrada principal












Esta é apenas a entrada principal.... em mármore e pedra rósea.













Detalhe do frontispício cujos desenhos são feitos com pedras preciosas e semi preciosas incrustadas no mármore especial.







Tão belo quanto uma lenda grega...








 Uma das entradas laterais


Vista por trás da entrada principal






Assim como Nefertiti foi chamada de 'a mais bela das que jamais vieram' posso dizer do Tah Mahal, 'a edificação maís bela das que jamais existiram'.















Taj Mahal (em hindi ताज महलpersa تاج محل) é um mausoléu situado em Agra, na Índia. Uma das Sete Maravilhas do Mundo.
A obra foi feita entre 1632 e 1653 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A joia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes
(fonte: Wikipedia)







O mármore fino e branco das pedreiras locais (dizem que perto do Afeganistão), Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lapis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Ambar do Oceano Índico.



O mármore é praticamente não poroso, impermeável. Tem uma propriedade toda especial, que podemos admirar no centro da edificação onde está o túmulo da princesa e do seu amado.
Como é incrustado com pedras preciosas e semi preciosas ao se colocar uma fonte de luz (coloquei e vi na lanterna do celular) colada a luz se difunde especialmente na coralina e muda a cor momentaneamente do mármore.
Algo indescritível.




Detalhes dos jardins de entrada











Entrando para o interior do Taj onde estão sepultados o imperador e sua esposa. Proibido fotografar ou filmar a partir daí.






Um dos minaretes



A parte de trás do Taj Mahal













Detalhe do friso do chão














detalhe


 Jardins








A princesa era uma plebeia que o imperador conheceu durante a 'feira' que os vendedores e mercadores apresentavam a cada semana no pátio do palácio. Como a família imperial não podia ir ao mercado, o mercado vinha até eles.
Numa dessas vezes o imperador a viu de longe (era uma vendedora comum). Vestiu então uma espécie de 'burka' para se disfarçar e se aproximou dela. Daí para se apaixonar, casar e ter vários filhos foi rápido. Dizem que era belíssima e tinha apenas uns 13 anos. Morreu de parto após várias gestações felizes, permaneceu como a preferida de Shah Jahan até sua morte (posso dizer, além da morte, para sempre).
O filho da primeira esposa e herdeiro natural (imaginem a politicagem dentro do palácio e as ciumeiras) conseguiu 'interditar o pai', prendeu-o e tomou o trono. O imperador passou os últimos oito anos de sua vida preso numa torre (a qual entrei e mostrarei na próxima postagem) donde via o Taj Mahal, dia e noite.
Ao final foi sepultado junto à princesa, sendo seu túmulo a única parte do Taj Mahal que rompe com a simetria, pois foi construído para ter só ela ao centro, exatamente no centro abaixo da cúpula principal. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário