Visitantes

domingo, 28 de outubro de 2012

NA PERSPECTIVA DO PRÓXIMO NATAL...


 
 
 
 
 
 Reflexão enviada pelo amigo e irmão Pe. reginaldo Veloso
 
 
NA PERSPECTIVA DO PRÓXIMO NATAL...

 

A você, Assuero,

a vocês, amigos e amigas, muito queridos e queridas,

estarei enviando, a partir de hoje, alguns pontos de reflexão que poderão ajudar na preparação do próximo Natal.

 

E o primeiro é este, sobre o que anda acontecendo no mundo globalizado. É de um professor da UFC, gente muito séria e profunda. A pergunta final nos desafia...

 

Reestruturação regressiva

 

Um tema que é hoje objeto de grande polêmica é o do alcance e do significado para a  humanidade como um todo da crise que enfrentamos. O economista paulista Beluzzo a interpreta com razão não simplesmente como uma crise econÿmica, mas como algo que afeta radicalmente a civilização, seus valores e seus ideais, que se lutou por construir no pós-guerra. A crise significa em primeiro lugar o abandono dos sonhos de humanização que marcaram tantos movimentos e tantas lutas, o sonho da igualdade, da construção de uma vida social radicada na universalização de direitos e no objetivo de alcançar  o bem-estar social para todos. Sua raiz está num novo individualismo que tem como base social a grande classe média que se gestou na longa prosperidade e nos processos igualitários que marcaram a época do capitalismo de orientação keyn esiana, ou seja, aquele em que o Estado assumiu como sua tarefa primeira não só ser o promotor do crescimento econÿmico, mas o instrumento de efetivação da universalização dos diretos.

Ora o individualismo renovado vai pÿr como grande valor da vida humana a competividade: todos são convocados a serem empreendedores e a competividade se encarrega de produzir o progresso e o bem-estar. Isso levou ao surgimento de milhões de empresários terceirizados e autonomizados que produziram mudanças profundas nos métodos de trabalho e na organização das grandes empresas. Isso significa que que a ordem internacional se configura  a partir de outros valores: a competitividade do capital financeiro e produtivo constitui seu eixo articulador e neste novo contexto o que realmente conta é o empenho agressivo e a capacidade de liquidar os outros. O verdadeiramente assustador aqui é que a competitividade não é apenas a categoria central do mundo dos negócios, mas ela se está transformando no valor cultural fundamental e enquanto tal passa a reger as diferentes relações sociais. A visão da economia e da sociedade subjacente a esses processos defende explicitamente a tese de que a vida humana é marcada pela concorrência darwinista de tal forma que o que na vida está em jogo em última análise é a sobrevivência do mais forte.

O espetáculo que presenciamos nas últimas décadas é o de uma ofensiva gigantesca do capital frente ao trabalho efetivada através da flexibilização, da terceirização e da precarização. É como se o capital se vingasse das conquistas do Estado de bem-estar social, uma espécie de libertação do capital que livre da intervenção estatal consegue agora estabelecer o mercado como definidor das regras de toda a vida social. É justamente a intervenção estatal, sobretudo sua prerrogativa fiscal, que é hoje objeto de uma crítica violenta: resiste-se a qualquer interferência no processo de diferenciação da riqueza, da renda e do consumo vigente n o mercado capitalista.

Esse processo é acompanhado por uma reviravolta ética: a ética da solidariedade é substituída pela ética da eficiência o que conduz a uma radical rejeição dos programas de redistribuição de renda e assistência a grupos marginalizados. Caminhamos para a barbárie?

 

Manfredo Araújo de Oliveira  UFC 

 

Tudo quanto cheira a "competição", como prática ou metodologia... e a "competitividade", como valor, a começar pelos jogos e brincadeiras de crianças, pelo futebol nosso de cada dia, há muito tempo que me acende, pelo menos, a luz amarela... E será que não deveria acender, definitivamente, a luz vermelha?...

 

O Natal que se aproxima, nos convida a quê?... Nos sugere o quê?...

 

Grande abraço, Reginaldo Veloso

 

Um comentário: