Visitantes

terça-feira, 3 de março de 2015

O dom da Cura

Texto XI

                                                        




O dom da Cura

Esse é um dom de tema muito delicado. Talvez o dom mais ambicionado, foi motivo inclusive do surgimento da denominação ‘simonia’ que é o ato de negociar o sagrado; termo este devido à tentativa de Simão, o mago, querer comprar os dons do Espírito e ter o poder de impor as mãos para a descida do Espírito Santo (Crisma) sobre as pessoas na Samaria.
O imenso número de charlatães que alegam ter esse dom da Cura, especialmente no Brasil e nos demais países da América Latina, faz com que olhemos com bastante prudência para aqueles que ‘exercem’ esse dom. Desde o início, sabiamente a Igreja intuiu que o cuidado com os doentes (fundou os primeiros hospitais, orfanatos e ambulatórios)à luz dos profissionais da saúde e seus conhecimentos, era o melhor caminho para que esse dom se manifestasse a partir do bem comum.
O que eu noto é que com o desenvolvimento do conhecimento (Ciência) usado com discernimento (Sabedoria) e universalizado, o ‘dom’ da Cura vem ampliando os anos de vida da humanidade, aliviando a dor, minorando o sofrimento, e desenvolvendo cada vez mais medidas preventivas (higiene, vacinas) e curativas (medicamentos). No tempo de Jesus a média de vida de um homem era de aproximadamente 40 anos; hoje no mesmo lugar em Israel passa dos 80 com tranquilidade. As mulheres geralmente morriam de parto ou suas complicações posteriores, e isso em Israel que tinha uma cultura de higiene e saúde pública muito avançada para a época, herdada desde Moisés.
Mesmo com essa visão mais ‘racional’, afirmo que há manifestações do dom da Cura de maneira inesperada e inexplicável; lembremos sempre que o Espírito sopra onde e quando quer.


Assuero Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário