Visitantes

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dos médicos e dos loucos....





Dos médicos e dos loucos....



Lá onde ninguém ousa ir, de onde todos fogem e evitam até passar por perto, e os que estão, estão contra sua vontade...lá onde já não há consolo nem esperança, só sofrimento e dor, onde o humano se desfigura e o céu parece cair em pedaços de chumbo, e a garganta queima, os olhos ardem secos... lá no final, na véspera do luto, um ser humano se apresenta para estar junto.

Frágil como o outro que agoniza, limitado na sua própria existência, bebendo as suas lágrimas misturadas com as do outro.

Um ser humano se apresenta para o outro, que talvez vislumbre a presença de um representante de Deus, ou do juiz mais poderoso da terra, que proferirá uma sentença definitiva, ou ainda de um messias salvador, senhor da vida e da morte.

Há quem diga que só loucos procurariam viver junto a doentes e doenças, só loucos conviveriam com o sofrimento, entre chagas abertas, pústulas e delírios febris. Hospitais, clínicas e isolamentos. Atestado de nascimento e óbito, início e fim, berço e caixão.

Outros loucos, no entanto, estão ao nosso lado, no grande manicômio que às vezes é o nosso planeta. Um belo e azul manicômio galáctico, que não conseguiu se desmamar da Pancha Mama. Loucos que mudaram definitivamente para melhor a vida e a história dos habitantes sãos. Francisco, o louco de Assis, que falava com lobos e homens, o louco de Nazaré que venceu a morte, realizando o sonho de todos os filhos e filhas de Hipócrates, sem contar com os loucos poetas revolucionários, que fazem uma revolução amorosa em cada fim de noite, e tantos e tantos mais.

Um desses loucos maravilhosos foi Lucas. Patrono de todos os médicos e médicas. Dele pouco se sabe com certeza histórica. Era grego, escreveu dois importantes livros que vêm influenciando milhões e milhões de pessoas em todo o mundo há quase dois mil anos: o seu Evangelho e os Atos dos Apóstolos. Diz a tradição que ele também pintava e teria realizado o primeiro retrato de Maria. Foi com certeza historiador, no melhor estilo grego, pois pesquisou e ordenou rigorosamente as informações para escrever seus livros. Um detalhe, mais que tudo isso, me impressiona em Lucas, é a questão do estar junto.

Quando Paulo, já prisioneiro em Roma, após suas inesgotáveis viagens apostólicas, após prisões, açoites, fugas mirabolantes, naufrágios, perseguições, escrevendo suas cartas, em lágrimas, praticamente sozinho, fazendo um inventário de sua vida e já com a cabeça em vias de ser decapitado, ele comenta sua solidão e que apenas alguns raros amigos, entre eles o “querido médico Lucas”, está junto.

Mal sabem esses loucos que quando auscultam o coração das pessoas estão escutando e ouvindo o pulsar de toda humanidade, de bilhões e bilhões de anos, da própria terra no seu pulsar...mal sabem esses loucos que quando examinam uma pele, estão na verdade examinando a pele da própria vida, pois todo o universo, se renova na sua superfície, as pedras criam musgos, os musgos descamam, e a poeira dos séculos escrevem uma nova história a cada vento...mal sabem esses loucos que quando examinam as ondas elétricas dos cérebros, estão examinando as tempestades cósmicas de todas as eras que se organizaram no mais perfeito acidente geográfico que a mãe Terra conseguiu produzir e, como uma mãe ciumenta, vai recolher de volta...ah esses loucos maravilhosos não sabem que brincar de Deus é algo perigoso pois pode encantar, e fazer esquecer que um dia estarão do outro lado, na cama, fragilizados como crianças.

Diremos então, que nesse dia dedicado aos loucos amantes da vida, todos, os homens e as mulheres, todos sem exceção, de médicos e de loucos deveriam ter um pouco...

Assuero Gomes

Pediatra,

assuerogomes@terra.com.br









  




Nenhum comentário:

Postar um comentário