Visitantes

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 4





4








Resultado de imagem para igreja das fronteiras de dom helder




Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 4


A partir da década de 80 mergulhei de corpo e alma na mística da Igreja. Percebi que o que acontece no local, no nosso microcosmo é o que acontece no macro, na igreja universal, católica. As grandes coisas, os eventos, os desastres,os cataclismos, os gestos profundos de fraternidade e misericórdia ou os gestos infames de inveja e disputa, tudo se reproduz dentro da gente, na paróquia, na diocese e no mundo todo.
Nada do que é humano é indiferente a Deus, embora a recíproca não seja verdadeira, pois a maioria dos anseios de Deus, sua vontade e sua Palavra,  são indiferentes aos humanos.
Certo dia passeando com meu filho pequeno no Parque 13 de Maio vi algo se mexendo ou melhor, se debatendo, dentro da água marrom de um pequeno lago no centro do parque (não sei como está hoje). A primeira sensação foi a de que era uma espécie de peixe boi pequeno pois só vi o dorso. Instintivamente puxei aquilo de dentro da água e para minha surpresa era uma criança, morena da cor da água, de mais ou menos um ano de idade, que tinha caído e estava se afogando. Prestei os primeiros  cuidados e procurei alguém responsável. Encontrei uma avó, bem despreocupada. 
Depois disso me dediquei à Pastoral do Batismo na Paróquia de Boa Viagem. Participava do Encontro de Jovens e também da pastoral dos noivos, e posteriormente do círculo de estudos bíblicos.
Interessei-me pelo curso de teologia para leigos na Unicap e frequentei por dois anos. Alarguei minhas fronteiras de conhecimento e relacionamento.
A amizade com padre Arnaldo Cabral e com Pe. Osvaldo também se aprofundava. Comecei a participar de alguns encontros sobre Bíblia também na Paróquia do Espinheiro e fazer parte de um grupo de estudo teológico do CENDHEC.
A figura de D. Helder resplandecia na sua humildade e no amor pelos pobres. Mais tarde, muito mais tarde, Pe. Arnaldo me diria: "nós não merecíamos D. Helder, nós não estávamos preparados para ele." Participei das missas comemorativas do Dom e de outros eventos.
Nuvens se aproximavam da Igreja de Olinda e Recife.



Nenhum comentário:

Postar um comentário