Visitantes

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

COMO CELEBRAR O NATAL EM OLINDA E RECIFE?

 
 
 
COMO CELEBRAR O NATAL EM OLINDA E RECIFE?

Jornal Igreja Nova - Editorial de DEZEMBRO 1994



Poderíamos sentar antes da ceia, e com a família abrir um velho álbum; nele visitar os quiosques, as retretas, os pastoris, a Missa Oficial com as autoridades militares, civis e eclesiais.

Poderíamos pousar para mais uma foto deste álbum, com os parentes de roupa nova, compradas na última liquidação de algum shopping.

Poderíamos ainda, visitar presépios ou mesmo assistir a alguma peça sacra ou procurar um Papai Noel gorducho, pendurado na árvore de natal.

Há quem colecione cartões ou telefonemas, quem chore de emoção nesta data, quem saia da dieta para recomeçá-la após o Ano-Novo, quem faça três pedidos três vezes admiráveis, que veja a Santa chorar.

Como celebrar o Natal em Olinda e Recife?

Poderíamos ir ao templo, poderíamos ir à Igreja, mas que Igreja?

Poderíamos fazer tudo isso; mas preferimos abrir as janelas. É de lá, do lado de fora, que a estrela vai brilhar; é lá, no lado de fora, que o presépio vivo está armado; é lá que o pastoril do desespero e da esperança está sendo dançado; é lá que o novo está acontecendo e a Igreja se renovando.

É lá, do lado de fora, que Ele insiste em nascer! Insiste em incomodar, em questionar.

É lá, que nos interpela a procurá-lo entre os sinais de morte: fome, miséria, violência, prostituição, luxo, luxúria. É lá que nos desafia a encontrá-lo entre os meninos de rua, ao relento da noite de natal.

Celebrar o Natal em Olinda e Recife é um desafio do menino Deus que exige de nós uma resposta de fé, esperança e amor, para que tenha sentido a renovação da vida encarnada, na realidade histórica dos homens e das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário