Visitantes

sábado, 24 de novembro de 2012

Filmes que você deve assistir antes de morrer: ALEXANDRIA

 

 

 

Filmes que você deve assistir antes de morrer:

 

ALEXANDRIA

O filme relata a história de Hipátia (Rachel Weisz), filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 da nossa era. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.
Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésius, adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se, mas se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principal preocupação, no relato do filme, é com o movimento da terra em torno do sol.
Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aos poucos, da situação, e enquanto Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo Davus (que recebeu a alforria de Hipátia) se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristão Cyril domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando as escrituras sagradas para acusá-la de ateísmo e bruxaria.
No filme a atriz Rachel Weisz interpreta uma pobre mulher que não compreende a origem de tanta raiva entre os homens e simplesmente tenta canalizar as suas energias para algo de bem. É impressionante como o filme capta a mais vil intolerância e opressão e é abismal a forma como ele denuncia o desprezo do Cristianismo pela condição feminina (o que me deixa ainda mais incrédulo com o simples fato de haver mulheres que conseguem ser cristãs na atualidade)
 
(comentário do Google)
...........................................................................................
 
O filme é importante na medida em que ilumina um período inicial do domínio cristão sobre as outras manifestações religiosas e culturais e políticas. Com a  "conversão" do Império Romano, fato que prostituiu a Igreja na questão do poder em detrimento ao serviço. O filme aborda a questão do conhecimento livre, da igualdade entre os gêneros, da intolerância religiosa, das ações históricas de alguns canonizados pela Igreja e também mostra que o verdadeiro FAROL de Alexandria era sua biblioteca, um farol para o mundo e uma melancólica saudade para os homens e as mulheres de hoje que querem se libertar através da sabedoria.
 
Assuero

Nenhum comentário:

Postar um comentário