Visitantes

segunda-feira, 31 de julho de 2017

33 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 33


33

 

Resultado de imagem para mosteiro de olinda


33 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 33



Durante todos esses anos que participo da Igreja, posso afirmar que a imensa maioria é de pessoas (padres, religiosos e religiosas, diáconos) boas e que com fé fazem seu serviço para o próximo, mesmo que indiretamente pela Igreja.
Minha jornada é longa e nunca me arrependi, faria tudo outra vez, de maneira melhor. Cresci com a Igreja e na Igreja. Mas ela é feita de homens e mulheres com todos os nossos defeitos e virtudes misturados no joio e no trigo, no veneno e no medicamento, na luz e na treva.
Continuo afirmando que o maior de todos os mistérios teológicos, não é outro, senão o amor que Jesus tem por ela e mantém inalterado desde Pentecostes. Quanto mais o pecado grassa, mais a graça é derramada.
Presenciei ou tive notícias (confirmadas por mais de duas fontes independentes) de alguns escândalos. Alguns denunciamos no jornal Igreja Nova ou mesmo através de documentos para o Vaticano ou para a Nunciatura em Brasília. Outros ainda registrei de maneira romanceada nos meus livros. Alguns me chocaram mais, outros eram bem leves, bem humanos. Serviram para solidificar minha fé e minha misericórdia, ao invés de me afastar da Igreja.
Vou registrar os que me lembro ainda, pedindo para declinar os nomes dos protagonistas, mesmo porque a maioria já está nos braços amorosos do Pai.
O pior, o seminarista Roberto que se suicidou ateando fogo no próprio corpo, o qual visitei, já nas últimas, no Hospital da Restauração, com mais de 70% da área corporal queimada. Teve esse gesto de desespero ao saber que não seria ordenado pois seu bispo, na última hora assim o decidiu, por ele não ter correspondido aos seus anseios homoafetivos.
O caso de D. Abade que se tornou público com direito a fotos e noticiário em jornais do Brasil e até no exterior, por suas aventuras amorosas com diretor de escola casado. Um triângulo digno dos filmes de Almodóvar.
Padre que não assumiu os filhos e estes já homens feitos indo visitá-lo no Lar Sacerdotal e conversando tranquilamente. Padre sofrendo por amar uma professora e não se decidir em levar o romance até o fim por amar também o serviço sacerdotal. Religioso se encontrando com mulher sem poder assumir. Padre também já de idade avançada com uma companheira se encontrando furtivamente até o final da vida. Bispo alterando testamento de professor para vender uma casa que seria destinada à paróquia pobre e ficando com dinheiro. Religioso assediando jovens masculinos em colégio tradicional. Bispo em casos de pedofilia recebendo até processo do MPF. Bispo caluniando padres e fazendo redigir e assinar documentos falsos. Escândalo em paróquia com relacionamento a três ao mesmo tempo. Bispo estrangeiro vindo cá com romance com a secretária. Seminaristas fazendo desfile vestidos de mulher. Reitor de seminário assistindo fitas pornô no próprio seminário. Assim vai...
A maioria dessas faltas estão relacionadas com a afetividade coibida e a sexualidade reprimida e deformada durante a formação nos seminários.
Nada do que é humano é estranho a Deus, e se o mal e os desvios estão na Criação, bem mais está o Bem e o Amor de Deus para com todos nós. Analisando e estudando dois mil anos da presença da Igreja na vida da humanidade, podemos ter certeza que estaríamos bem pior sem ela.







Nenhum comentário:

Postar um comentário