Visitantes

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

45 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 45

45

 

                                                   com D. Gílio na primeira Jornada Teológica

45 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 45




D. Cardoso era naquela época um homem de hábitos estranhos. 
Adorava café, porém só o bebia até meio-dia pois dizia que se tomasse após esse horário não teria sono. Mantinha um exemplar do meu livro "Réquiem para um Bispo" na estante da sua sala no Palácio dos Manguinhos, e aliás, havia também um exemplar no Colégio Pio Brasileiro em Roma.
Mais estranho ainda, o nosso bispo só tomava cerveja quente (ao natural). Uma vez voltando de carro de uma viagem longa do interior de Pernambuco, se não me engano de Afogados da Ingazeira, pararam no meio do caminho, num bar desses de beira de estrada, já de tarde, muito calor, com fome e sede, e ele se dirigiu ao garçom "me traga uma cerveja, só se estiver quente, a mais quente que o senhor tenha", o garçom ficou pensando tratar-se de alguma brincadeira, mas ele insistiu seriamente. Pois bem, trouxeram-lhe uma cerveja bem quente e ele tomou. A pessoa que estava com ele perguntou por que ele gostava de cerveja quente, a resposta foi a mais inusitada possível "eu aprendi com os animais. Quando eu era bispo de Paracatu, depois do almoço eu me sentava no terraço e via os bois vindo beber água nas poças da rua em frente de casa".
Seus bispos auxiliares D. Hilário Moser (salesiano) e D. João Terra (jesuíta)  não aguentaram muito tempo a companhia. O primeiro mudou-se logo para o seminário e vivia humildemente longe de D. Cardoso. Certa vez fui buscá-lo para um encontro de Igreja e fui abrir a porta do meu carro, ele me disse "meu filho, não precisa, eu sou simples, lavo meu próprio banheiro..." sofreu muito aqui. Depois foi ser bispo na diocese de Tubarão em Santa Catarina.
A irmã de D. Cardoso chamada Judite era quem administrava o Palácio e as más línguas diziam 'a Arquidiocese'.
O caso de D. João Terra é mais complexo e merece uma narrativa mais completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário