Visitantes

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

49 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 49


49


Missa para os doentes, na Igreja de São Sebastião em Santo Amaro, organizada pelo pessoal de Dois Unidos



49 Minhas memórias da Igreja de Olinda e Recife 49



Fiquei impressionado pelo que aconteceu na Igreja das Fronteiras, quando prometeram aos pobres que retornariam a fornecer o almoço após a missa, e os pobres foram voltando, e os meses se passaram e nada de almoço. Eu olhava para a imagem de S. Vicente e rezava. Olhava para a imagem de Maria (N. Sra. das Graças que ainda está lá) e me questionava, como na igreja de Dom Helder se prometera aos pobres e não cumpria?
E foi numa dessas orações que me surgiu a inspiração de criar um lugar onde os pobres pudessem comer com dignidade, sem se sentirem humilhados, pudessem escolher a refeição e pelo menos uma refeição por dia que lhes garantisse a necessidade nutricional para 24 horas.
Sabia que poderia contar com meu grupo e com aqueles que anteriormente já forneciam um almoço aos domingos.
Atribuo a Maria e a Vicente essa inspiração, e mais tarde vi que estava certo.
As duas primeiras pessoas que comuniquei a ideia foram Pe. João Pubben e Pe. Arnaldo. Eles concordaram. Depois comuniquei ao pessoal do Grupo Igreja Nova, e eles à primeira reação, como sempre, à uma ideia nova, ficaram reticentes e colocaram algumas questões, mas como sempre também, parti para organizar.
Nessa época estava começando a moda dos restaurantes de R$ 1,00 e era a euforia inicial da vitória de um governo popular.
Falei com frei Aluizio e todos os meus amigos e amigas da Igreja.
Precisaria de um local para uma cozinha tipo industrial pequena, o material da cozinha fogão, gás, geladeira, freezer, panelas, talheres, exaustor, dimensionar funcionários, dimensionar gastos com água, energia, insumos dos alimentos, um veículo para transportar alimentos, vestimentas para os funcionários, obrigações sociais, contador, estatuto, vigilância sanitária, (tudo a nível de pequena indústria e empresa social). Mas isso era e sempre foi acidental, o essencial é a vontade e o espírito de amor aos pobres e a coerência com o que se prega.
No meu coração e na minha mente, estava feito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário